sábado, 23 de maio de 2015

Frei Ribamar celebra 2ª noite do Tríduo de Pentecostes e envia jovens com belo pós-comunhão

A segunda missa do Tríduo de Pentecostes foi celebrada na noite desta sexta-feira (22/05/2015) na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis pelo vigário-paroquial Frei Ribamar Ferreira. O subtema da noite foi "O Espírito da fidelidade e da coragem", com uma bela liturgia conduzida em conjunto pela Pastoral da Sobriedade, Pastoral Social, Pastoral do Dízimo, Terço dos Homens, Grupo Santa Mônica, Grupo Amor Exigente, Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, Comunidade Jesus o
Bom Pastor e Comunidade Nossa Senhora de Fátima.
A animação musical ficou por conta do jovem Gilmar Lemos, junto com Alan e Felipe. Para os jovens, a missa foi de envio para o III Retiro da Pastoral da Juventude, neste sábado e domingo na Casa de Retiros Oásis, com o tema "E ficaram cheios do Espírito Santo". O tema central do Tríduo na Matriz é "A Igreja vive no Espírito de Cristo".
Na procissão de entrada ontem, cada grupo noitante apresentou seu símbolo, bandeira ou imagem na frente do altar, falando um pouco sobre o carisma, missão e objetivos da ação evangelizadora de cada um. Depois os símbolos foram colocados na mesa dos carismas sob o pano vermelho e a pomba do Espírito, perto do Cantinho do Dízimo.
No comentário inicial, a comentarista Rosana Pimenta, ministra da Comunidade Bom Pastor falou sobre como fidelidade e coragem iluminam a comunidade dos amigos de Cristo, como o Espírito vem em auxílio de nossa fraqueza.
Depois do Ato Penitencial cantado e do Glória, a Primeira Leitura, tirada do capítulo 25 do Livro dos Atos dos Apóstolos, foi proclamada por Josimar Costa (representando a Pastoral da Sobriedade) destacando a testemunho dos cristãos "a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo." Em seguida, o Salmo 102 foi cantado por Hélio Botelho (Pastoral Social) com o refrão "O Senhor pôs o seu trono lá nos céus". Daí o Evangelho do dia (João 21, 15-19) foi proclamado pelo celebrante enfatizando o pedido de Jesus a Pedro: "Apascenta os meus cordeiros. Apascenta as minhas ovelhas."
Em sua homilia, Frei Ribamar ressaltou as dimensões do olhar de Cristo ressuscitado para Pedro, de entusiasmo, de arrependimento e de missão. São Pedro tinha um temperamento difícil, ainda sentia a dor de ter negado Jesus três vezes, mas recebeu esse olhar de perdão do Ressuscitado e chorou nesse encontro. Jesus só queria saber sobre o amor, e enviou Pedro para a missão de cuidar das ovelhas, isso é o que Ele quer de todos nós: que cuidemos da nossa família, da comunidade, dos dependentes químicos, de todos os necessitados.
Após o Creio e o Ofertório, Dalva Costa (Comunidade Nossa Senhora de Fátima) leu as preces da assembleia com a resposta coletiva "Senhor, derramai sobre nós vosso Espírito". Na sequência, o padre proclamou a Oração Eucarística II antes do momento máximo da distribuição da Eucaristia. No pós-comunhão, os representantes dos grupos noitantes encenaram um bonito ato à meia-luz exibindo as línguas de fogo com os sete dons do Espírito Santo: Sabedoria, Temor de Deus, Piedade, Conselho, Entendimento, Fortaleza e Ciência, com uma bela música de adoração ao Espírito e imagens projetadas por datashow. Na bênção final, Frei Ribamar e os fiéis presentes impuseram as mãos para abençoar o envio dos jovens que partem em Retiro na manhã deste sábado até o final da tarde de domingo no Oásis. Também foram distribuídos para o público de aproximadamente 180 pessoas presentes na missa os folders produzidos pela Pastoral da Comunicação detalhando os carismas dos diversos movimentos, pastorais, grupos e serviços da Paróquia.
O Tríduo prossegue na noite deste sábado com a celebração da missa da Vigília de Pentecostes, que tem como subtema "O Espírito da novidade em Cristo". Os grupos responsáveis pela liturgia são a Pascom, a Renovação Carismática Católica, a Pastoral Litúrgica (com os núcleos de diversas comunidades), o Ministério de Música e a Comunidade São José. O pároco Frei Valdo Nogueira será o celebrante, e depois da missa haverá vigília com 10 horas de orações, das 21h30min até as 7h30min da manhã de domingo. Neste Domingo de Pentecostes pela manhã (25/04), a missa das 8h30min com o tema principal do Tríduo terá como preparadores da liturgia a Pastoral Catequética, a Pastoral do Batismo, o Centro de Obras Sociais, os Ministros da Palavra e a Comunidade Santo Antônio, o celebrante será o vigário-paroquial Frei Raimundo Nonato Moreira, com assistência do Diácono Marinaldo Oliveira. Participem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário