domingo, 24 de maio de 2015

Frei Valdo celebra bela Vigília de Pentecostes que entra na madrugada

"Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós". Na noite deste sábado (23/05/2015), foi celebrada na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis a Vigília de Pentecostes, com missa presidida pelo pároco Frei Valdo Nogueira com assistência do Diácono Raimundo Neto, seguida de vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento que entrou pela madrugada.
O subtema da terceira noite do Tríduo de Pentecostes foi "O Espírito da novidade em Cristo". Os grupos responsáveis pela liturgia foram a Pastoral da Comunicação, a Renovação Carismática Católica, a Pastoral Litúrgica (com os núcleos de diversas comunidades), o Ministério de Música e a Comunidade São José. A animação musical ficou por conta das Operárias de São José, reforçadas por Sérgio da Igreja e Jackson Nascimento.
Novamente na procissão de entrada, cada grupo noitante apresentou seu símbolo, bandeira ou imagem na frente do altar, falando um pouco sobre o carisma, missão e objetivos da ação evangelizadora de cada um. Depois os símbolos foram colocados na mesa dos carismas sob o pano vermelho e a pomba do Espírito, perto do Cantinho do Dízimo.
No comentário inicial, o agente da Pascom Paulo Roberto Araujo Filho falou sobre o desejo de recebermos uma nova força do Espírito e sermos testemunhas de Cristo vivendo em nossa paróquia.  Depois do Ato Penitencial rezado e cantado, foi feita uma Liturgia da Palavra mais longa, como ocorre na Vigília Pascal. A Primeira Leitura, tirada do capítulo 11 do Livro do Gênesis, foi proclamada por Lyana Jansen (Comunidade Santa Luzia) narrando a história da Torre de Babel, de como Deus confundiu a linguagem dos homens. A seguir, o coordenador do Ministério de Música Robert Gonçalves Araújo cantou o Salmo 32 com o refrão "Feliz o povo que o Senhor escolher por sua herança!" Na Segunda Leitura, extraída do capítulo 19 do Livro do Êxodo, Vicente Nunes (Comunidade São José) narrou como o Senhor desceu sobre o Monte Sinai diante de todo o povo. Daí Rosinha Melo (Pastoral Litúrgica) cantou o Salmo 18 com o refrão de João 6, 68c: "Senhor, tens palavras de vida eterna".
A Terceira Leitura, oriunda do capítulo 37 do Livro do Profeta Ezequiel, foi proclamada por Adriana Araújo (coordenadora da RCC) destacando o trecho "Ossos ressequidos, vou fazer entrar um espírito em vós, e voltareis à vida". Na sequência Ricardo Balic Silva (RCC e Música) cantou o Salmo 106 com o refrão "Dai graças ao Senhor porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!" Na Quarta Leitura, retirada do capítulo 3 do Livro do Profeta Joel, Silmaria Sousa (Comunidade Nossa Senhora das Graças) proclamou a promessa do Senhor "sobre meus servos e servas derramarei o meu Espírito". Então Graça Eugênia (Pascom) cantou o Salmo 103 com o refrão "Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai". Após o canto do Hino de Louvor, um Glória vibrante, a Quinta Leitura (epístola), saída do capítulo 8 da Carta de São Paulo aos Romanos, foi proclamada por Mauro Roberto (Comunidade Matriz) enfatizando o trecho "O Espírito intercede em nosso favor com gemidos inefáveis".
O Evangelho (João 7, 37-39) foi proclamado pelo Diácono Raimundo ressaltando a promessa de Jesus: "Aquele que crê em mim, do seu interior jorrarão rios de água viva". Em sua inspirada homilia, Frei Valdo falou sobre o percurso de 50 dias que vivemos desde a Páscoa da Ressurreição do Senhor até o Dia de Pentecostes, e destacou as propriedades do Espírito Santo como aquele que dá força aos cristãos, impulsiona ao testemunho e anúncio do Evangelho, distribui uma diversidade de dons e carismas na Igreja. Recebemos o Espírito no Batismo, mas precisamos desenvolvê-lo exercitando as capacidades que Deus nos dá, afinal a Igreja sem o Espírito seria apenas uma instituição fundada por Jesus, mas com o mover do Paráclito ela se renova a cada dia.
Depois da homilia, o padre fez a Oração de Invocação ao Espírito Santo, seguida do canto "Senhor e Criador" interpretado por Raíssa Lima (Comunidade Santa Luzia). Em seguida o celebrante realizou a memória do Sacramento da Confirmação renovando o que recebemos na Crisma, com a assembleia respondendo "Vinde, Santo Espírito". Após a profissão de fé com o Creio, Neylla Suzanne (Comunidade Nossa Senhora de Fátima) leu as preces dos fiéis com a resposta coletiva "Ouvi-nos, Senhor".
Após o Ofertório, Frei Valdo proclamou a Oração Eucarística I e depois veio o momento máximo da Eucaristia. Após a bênção final, os presentes foram convidados a continuar na igreja para a Adoração ao Santíssimo Sacramento, que começou às 21h e se estendeu ao longo da madrugada, com belas canções de adoração, orações espontâneas, Terço, e a presença de representantes de diversas pastorais, comunidades, movimentos, grupos e serviços da paróquia.
Neste Domingo de Pentecostes à noite (25/04), a missa das 19h na Matriz com o tema principal do Tríduo ("A Igreja vive no Espírito de Cristo") terá como organizadores da liturgia a Pastoral da Juventude (no retorno dos jovens do Retiro da PJ no Oásis), a Pastoral Familiar (Acolhida e preces), Coroinhas e Acólitos, Comunidade Matriz e Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Frei Valdo celebrará essa missa de encerramento, com assistência do Frei Antônio de Bastos Borges. Enfim ficará completa a Mesa dos Carismas de nossa paróquia. Todos estamos convidados a participar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário