PASCOM

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO 

O QUE É: A Pastoral da Comunicação é uma pastoral interativa, a serviço das diferentes pastorais, movimentos e demais segmentos da paróquia. Tem, ainda, a dimensão de construção de uma relação missionária da Igreja com o mundo. Coloca-se como parceira de todos os que, pela comunicação, querem fazer uma sociedade mais solidária, justa e fraterna. Procura ajudar na integração da comunidade e, ao mesmo tempo, participar da ação da comunidade na sociedade, sempre sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo.
MISSÃO: Criar um espaço de reflexão e ação, marcando presença católica no campo das comunicações, levando em conta os princípios éticos, onde devem se manifestar os comportamentos cristãos, as orientações do evangelho e o magistério da igreja apostólica.
OBJETIVO GERAL: Socializar as realizações por meio da informação, promovendo a integração entre as diversas pastorais e movimentos da paróquia, dando visibilidade às ações dentro da própria igreja e para fora. Para a sociedade, utilizando-se de instrumentos de comunicação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Divulgar notícias de ações desenvolvidas pelas Comunidades Eclesiais, Pastorais, Serviços e Movimentos da Paróquia;
Promover o aprofundamento espiritual e a capacitação dos seus agentes de pastoral;
Apoiar a Pastoral de Conjunto.

COORDENADORES DA PASCOM: Paulo Roberto Araujo Filho, Adeilce Azevedo e Gisele Cardoso de Araujo

Equipe: Graça Eugênio, Pedro Américo Freitas, Mariana Ramos, Donivaldo Diniz, Luiz Emiliano (in memoriam), Emilene, Cícero Newton Lemos, Jeane Alcântara, Cenilde Souza e Gustavo Costa.

História da Pastoral da  Comunicação na Paróquia

No início de 1998, quando aqui chegou recém-ordenado, Frei Wilton Alves Rocha implantou na Paróquia São Francisco de Assis uma nova dinâmica administrativa-missionária-catequética. Após avaliar as necessidades da paróquia, várias pastorais foram implantadas, bem como reabilitadas as já existentes. A Pastoral da Comunicação (PASCOM) nasceu nesse momento.
O primeiro grupo foi composto pelo casal Elizeu Lemos e Maria Lúcia – primeiros coordenadores – e por Luiz Emiliano e Graça Eugênio, Nilde Sandes, Alberto Miranda, Flávia Almeida, Silvana Espínola, Erick Miranda, Cecilia Amim, Airan, Emiliano e Eliene. Mesmo diante de muitas dificuldades, logo nos primeiros meses, a recém-nascida equipe da PASCOM decidiu partir para uma ação concreta, ou seja, elaborar e publicar um pequeno  jornal, com periodicidade mensal, para divulgar as atividades da paróquia. Em junho de 1998 foi escolhido o nome “A Voz da Paróquia”, sugerido por Nilde Sandes, dentre as várias sugestões apresentadas.
A primeira edição – julho/1998 – embora singela, com apenas quatro páginas, despertou grande entusiasmo, motivou as comunidades que se sentiram mais prestigiadas, contribuindo para integrar, congraçar e interagir com mais visibilidade as ações da paróquia. O jornal surgiu, portanto, com a finalidade de ser instrumento de divulgação das atividades e eventos e, sobretudo, de evangelização através da noticia.
A partir do mês de abril de 2000, a PASCOM passou a ser coordenada pelo casal Luiz Emiliano e Graça Eugênio, que permaneceu no cargo até o final do ano de 2004, quando assumiu a direção um grupo de jovens formado por Jeane Alcântara, Rafael Caldas, Gustavo Costa e Odete Mota. Durante esse período (2000-2004), o casal Henrique Mariano e Celeste integrou a equipe, que contou ainda com a participação de um grande número de jovens motivados e chamados a contribuir com a missão de evangelizar através da comunicação.
A PASCOM é uma pastoral interativa que está a serviço do reino e das diversas pastorais, serviços, movimentos e demais segmentos da nossa paróquia. Assim, atuou em diversas frentes, participando e registrando todos os eventos promovidos pela paróquia, tais como: missas, festejos, caminhadas franciscanas, retiros, assembleias, procissões, dentre outros. Com uma equipe numerosa, composta por mais de vinte jovens católicos, a PASCOM sempre se preocupou com a formação espiritual e cultural dos seus membros, promoveu encontros e /ou retiros mensais, para estimular a reflexão sobre temas atuais, a oração e a confraternização do grupo.
Dentre as várias ações realizadas pela PASCOM nesta gestão, o Projeto Oficina de Valores merece referência, pois teve como principal objetivo resgatar a história de cada comunidade, valorizar o trabalho das pessoas engajadas e, sobretudo, despertar, através dos valores descobertos, o interesse pelos trabalhos comunitários. A primeira oficina aconteceu na comunidade Nossa Senhora de Fátima (Buriti), em maio de 2001; a segunda, na comunidade Santo Antônio (Ilhinha), em setembro de 2001; a terceira, na comunidade Jesus, o Bom Pastor (Renascença), em maio de 2003 e, finalmente, na comunidade de Santa Luzia, em dezembro de 2003.
Outra conquista que merece registro foi a primeira ampliação do jornal “A Voz da Paróquia” para oito páginas, a partir de fevereiro de 2001, com mais espaço disponível para evangelizar comunicando.
Em abril de 2006, assumiu a coordenação da Pastoral da Comunicação o casal Sérgio Sena e Graça, contando ainda com a participação de  Luiz Emiliano, Graça Eugênio, Adeilce Azevedo, Jansen, Mayron e Sabrina Lobão.
No início de 2007, passou a contar, também, com a participação de Odete Mota (que retornou à Pascom) e Amanda Figueiredo., uma equipe reduzida, mas disposta a lutar pela propagação do evangelho, através da comunicação. Em junho de 2006, o jornal passou a ser colorido, com impressão em papel couché.
Em fevereiro de 2007, fomos abençoados com a edição número 100 do nosso informativo, que trouxe consigo uma renovação da nossa fé e um sopro cada dia mais forte do Espírito Santo, para continuarmos evangelizando.
Em julho de 2008, o nosso informativo completou 10 anos: “ Há dez anos, a idéia de plasmar o pastoreio e divulgar a mensagem da Boa Nova do Reino, levou-nos a criar “A Voz da Paróquia”, um informativo que cresceu com os paroquianos. Celebrar os dez anos do nosso informativo é motivo de muita alegria e gratidão. Tanto por aqueles que, ao longo desses anos, estiveram à frente do informativo, quanto por aqueles que se tornam co-autores por serem leitores, bem como por todos que nos ajudam a mantê-lo em circulação” (palavras do pároco Frei Wilton).
Ainda no mês de julho, dia 19, uma nova conquista foi celebrada com muito júbilo e louvor pela pastoral, o lançamento do manual de identidade visual que passou a normalizar o uso da logomarca da nossa paróquia, logomarca essa que passou a ser utilizada em todo o material (impressos, camisas, banners, jornal...) pelas 8 comunidades, pastorais, serviços e movimentos.

Logomarca da Paróquia

Logomarca da Pastoral da Comunicação (PASCOM)

Um mês depois, em 5 de agosto de 2008, a PASCOM teve o prazer de estar presente e registrar um momento tão importante na história da nossa paróquia São Francisco de Assis e da nossa cidade de São Luis do Maranhão, que foi a entrega do título de Cidadão de São Luís ao Frei Wilton Alves Rocha, pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Antônio Isaías Pereirinha.
Em janeiro de 2009, a coordenação da pastoral da comunicação foi assumida por Cícero Newton Lemos e Jeane Alcântara. Neste momento o grupo contava com a participação de Adeilce Azevedo, Odete Mota, Patricia Azevedo, Amanda Figueiredo, Flávia Baluz, Graça Eugênio e Luis Emiliano. Assumindo então, a nossa vocação missionária realizamos Oficinas de Acolhidas com os funcionários e comunidades, já realizadas desde a gestão de Sérgio Sena, e incrementamos a organização de Oficina de Jornais Murais para as comunidades.
Em janeiro de 2010, mais uma conquista é comemorada: a segunda ampliação do Jornal A Voz da Paróquia, desta vez para doze páginas e com novo projeto gráfico, o que trouxe à PASCOM uma força jovem e renovadora. Contamos, a partir de então, com o engajamento de Mariana Garcia, Gabriel Carvalho, Carlos Alberto Álvares, Mirian Rosa, Felipe Ferreira e Valdino Oliveira. Não podemos deixar de agradecer esse feito também à incansável luta do Frei Wilton Alves pela nossa pastoral e a todos os patrocinadores, que abraçaram essa causa com a PASCOM e continuam firmes ao lado do reino e da evangelização.
No dia 29 de maio de 2010, a Pastoral da Comunicação, com muita alegria, comemorou com toda a Paróquia São Francisco de Assis, mais um grande passo na evangelização através da comunicação. Já que estamos  na era digital e todas as notícias circulam e se propagam dentro da internet, a PASCOM assumiu mais um compromisso missionário e ingressou no ciberespaço com  o Site da Paróquia São Francisco de Assis, atendendo ao apelo do papa Bento XVI, que em 2009 e 2010, em sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações, conclamou a Igreja a ocupar os novos espaços midiáticos, evangelizando esse continente digital.
Nós, que fazemos parte dessa missão, agradecemos a Deus – Aquele que nos fortalece – e aos nossos colaboradores, patrocinadores e a todos que de forma voluntária e solidária nos ajudaram.
Em 2013, juntaram-se à equipe o casal Paulo Roberto Araujo Filho/Gisele Cardoso de Araujo, Pedro Américo, a jornalista da TV Mirante Dalva Rêgo, Emilene e Mariana Ramos.
Que Deus seja louvado!

Oração do comunicador

“Ó Deus, que para comunicar vosso amor aos homens,
enviastes seu Filho, Jesus Cristo,
e o constituístes Mestre, Caminho, Verdade e Vida da humanidade,
concedei-nos a graça de utilizar os meios de comunicação social
- imprensa, cinema, rádio, audiovisuais...
- para a manifestação de vossa glória
e a promoção das pessoas.
Suscitai vocações para essa multiforme missão.
Inspirai aos homens de boa vontade
a colaborarem com a oração, a ação e o auxílio material,
para que a Igreja anuncie o Evangelho a todos os homens,
através desses instrumentos”.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário